quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Estatística, matemática e economia

Gente, alguns colegas meus acham que deveria opinar sobre a prova do IPEA, posto que dizem que ela não teve um conteúdo mais de análise quantitativa.

Olha, eu não criei o meu blog para dar opiniões sobre correntes de pensamento econômico, pois não me julgo a melhor pessoa para fazer isto. Se quero criticar, seja positiva ou negativamente, teria de ter muito ciência e consciência sobre o tema. Eu criei este Blog para ajudar a divulgar as técnicas estatísticas principalmente na economia e finanças por meio dos programas R e EViews. Pessoas de outras áreas (engenharia, contabilidade, etc) já me mandaram e-mails sugerindo críticas e tirando dúvidas.

O que vou escrever agora é mais pessoal, ou seja, não é regra geral.

Porque estudei economia e estatística? Porque achava a economia tão rica em conteúdo, em teorias, que ficava fazendo aquela pergunta que tenho certeza que alguns estudantes até hoje se fazem: “Onde eu uso isto?” ou “Por qual motivo é assim?” ou “Há como provar isto?”. Foi na estatística que comecei a entender as equações, teoremas, etc. Para mim: A matemática é uma linguagem universal, a estatística é a análise empírica desta linguagem universal e a economia é a interpretação desta análise.

Números não mentem, a mentira vem de quem os interpreta ou da forma como foram obtidos tais números.


Adoro a estatística e à cada dia que estudo descubro que tenho muito a aprender!!! Os que dizem que sei bem econometria, análise multivariada, etc, enganam-se, pois a economia é feita de relações sociais, e estas sempre geram pontos discrepantes ou quebras estruturais nas minhas análises....


Volto a escrever: Não competi a mim emitir críticas. Apenas divulgo técnicas e espero poder ajudar muitas pessoas com este blog. Em janeiro colocarei outras macros seja em finanças, econometria...

Abraços a todos