segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Utilidade das técnicas multivariadas em 102 empresas


























Dani, a utilidade da análise estatística multivariada é de suma importância. Olha só para vc ver estes exemplo para 102 empresas que fiz há APROXIMADAMENTE 6 meses- não me lembro a data certa.

O primeiro gráfico, mostra a rentabilidade ao dia, mês ano, ibovespa ao dia, mês e ano para 102 empresas. O eixo y é o eixo das médias das empresas, a linha horizontal é a média global. Assim, empresas acima desta reta possuem altas rentabilidades.

O segundo gráfico representa a separação por clusters, são 4 ao todo. Observe como é possível formar grupos de empresas com rentabilidades globais (rentabilidade ao dia, mês e ano, ibovespa ao dia, mês e ano ) semellhantes.

Os dois últimos gráficos separam as rentabilidades (médias e medianas) em dois blocos: rentabilidade ao mês e ao ano e o outro que é rentabilidade ao dia, ibovespa ao dia, mês e ano.

Em relação ao último gráfico, quanto mais longe dos eixos zeros- sentido positivo, maiores as rentabilidades. Por exemplo, a Natura teve alta rentabilidade global, entende o que digo?

Bem, podia ficar fazendo "altas" análises, as mais variadas. Simplesmente adentar nestas rentabilidades, mas acho que já deu para vc entender, minha cara.

bjs^n

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Edimeire,

Muitissimo obrigada. Observa-se logo que além de vc ser uma pessoa de muito conhecimento, também é prestativa.Tenho certeza que um dia vc vai achar o seu espaço.
Abç.