quinta-feira, 5 de março de 2009

Artigo

É impressionante como publicação de artigo vira moeda em alguns centros acadêmicos. Por artigos faz-se de tudo... Hoje fiquei sabendo que uma análise estatística que fiz não levou meu nome... Em um primeiro momento fiquei irritada, mas depois vi que não iria levar a nada me irritar com um com outro. Perceber o jogo de "não vi", etc.

Mais vale um aprendizado do que uma discórdia.

Uma pesquisa é mais do que status é conhecimento que se constrói e se repassa. Podem lhe tirar o nome de um papel, mas sua imagem, sua conquista, por menor que seja para você, esta fica.


É eterna e serena.

4 comentários:

Unknown disse...

Encontrei seu blog por acaso e já coloquei no meus favoritos. Sou iniciante na Estatística e tenho uma pergunta: eu sempre fico confuso com a aplicação do Teorema de Bayes. Como identificar um problema que irá precisar de sua aplicação?

grato,

Edimeire Alexandra Pinto disse...

Oi Cesar.

só para vc ter uma idéia, semana passada dei consultoria para um amigo que trabalha em uma seguradora. Lá eles querem encontrar um meio estatístico de vc poder escolher candidatos não só que tenham sucesso nas vendas, mas sobretudo de saber a prob de se ter um candidato com um determinado nível de aptidão dado que tenha feitos vendas acima das metas fixadas pela empresa.
Desta forma, os candidatos foram classificados em vários níveis: insignificante,baixo, médio,elevado (foi uma seleção de várias variáveis, onde aplicamos depois a técnica de componentes principais,etc...). Calculamos as porcentagens de sucessos em vendas que tiveram dado cada um dos níveis.
Fazendo assim, podemos construir medidas probabilísticas que possam nos direcionar se um candidato pode realmente estar de acordo com o perfil da empresa.
Fico feliz que tenha gostado de meu blog pois nem sempre atualizo ele. Tô na luta... nesta vida corrida...
Abraços

Unknown disse...

Prezada Edimeire,

Assim como o Cesar, sou outro anônimo que encontrou seu blog por um golpe de sorte (e tb. pela competência dos motores de busca do Google, hehe). Parabéns pela iniciativa e pela paixão pelo tema. Sou pesquisador (Instituto Fernand Braudel) e mestrando em Adm. Pública na GV/SP. Já percebi que sempre terei que passar por aqui para novidades que você postou. Que isso sirva de estímulo para que consiga fazê-lo mais vezes apesar das correrias. Abraços. Nilson

Unknown disse...

Muito, muito bom o blog. Imagino sua correria, mas por favor, não deixe de atualizá-lo. Ele é muito importante.