quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Análise de correspondência

É impressionante que quando um tema aparece, aparece tudo ao mesmo tempo. Estou com duas consultorias para terminar: uma de indentificação de fatores relacionados ao sistema integrado de algumas empresas mineiras e outra de indentificação de fatores ligados ao vírus HIV em pessoas sintomáticas.

O questionários nos dois casos é enorme!!! Tem variáveis qualitativas e quantitativas, mas 95% é qualitativa. Fiz algumas análises descritivas e resolvi categorizar as quantitativas. Apliquei os testes de indepedência Qui-quadrado e Person e agora, provavelmente, vou fazer a análise de correspondência para ver uma associação geral. A técnica estatística de Análise de Correspondência ou simplesmente AC permite fazer uma análise explanatória de dados em tabelas de dupla entrada ou múltiplas entradas. AC permite verificar a associação entre variáveis qualitativas e que originam tabelas de contingência. A existência ou não de relação entre variáveis qualitativas pode ser avaliada por meio não só de testes como o Qui-quadrado, onde se avalia se as informações de uma linha determinada tabela são independentes ou nas das informações contidas na coluna, como por meio da AC, onde as linhas e colunas são apresentadas em dimensões reduzidas por meio de pontos em gráficos.

Agora é observar os resultados e tomar as conclusões. Estou montando um algoritmo para poder visualizar melhor os resultados da AC, pois o gráfico não fica muito nítido quando se tem muitas variáveis na tabela. No das empresas, o mais importância é a relação obtidas com os testes Qui-quadrado e pearson, pois a partir deles obtenho a identificação dos fatores e talvez, generalizo, com a AC.

Bem, deixe eu terminar o algoritmo e ver no que dá.

Nenhum comentário: